A ptose palpebral é a queda da pálpebra superior, que passa a recobrir uma parte maior da córnea e às vezes da pupila. É causada por alterações no músculo que eleva a pálpebra ou por problemas neurológicos.
A ptose pode ser congênita ou adquirida.
Na forma congênita, ela geralmente é causada por uma distrofia ou malformação do músculo elevador da pálpebra, ou por uma alteração neurológica.
A causa mais freqüente de ptose adquirida é a desinserção do músculo elevador da pálpebra. Ela é mais comum em pacientes idosos e resulta da involução e afilamento dos tecidos com o processo de envelhecimento.
Em pacientes mais jovens, a ptose pode ocorrer devido a um trauma ou pelo uso prolongado de lentes de contato.
Outras causas de ptose adquirida são:
É considerada pseudoptose a queda da pálpebra secundária à dermatocálase (excesso de pele) e protrusão das bolsas de gordura. Nestes casos, a cirurgia indicada é a blefaroplastia (cirurgia plástica estética das pálpebras).
Além disso, o paciente tenta compensar a ptose elevando os supercílios.
O tratamento da ptose palpebral, na maioria dos casos, é cirúrgico. Existem várias técnicas cirúrgicas, indicadas de acordo com a causa da ptose.
O procedimento nos adultos é rápido, realizado sob anestesia local e sedação. Nas crianças, é necessário anestesia geral.
O pós-operatório é tranqüilo e indolor, exigindo apenas um repouso relativo, compressas geladas e cuidados com a lubrificação ocular.
IMPORTANTE: Nos bebês com ptose, a cirurgia deve ser realizada precocemente se a pálpebra recobrir a pupila e obstruir a visão. Nesses casos, a ausência de estímulo visual prejudica o desenvolvimento do olho e resulta em ambliopia (olho preguiçoso). Sem tratamento, a perda visual pode se tornar definitiva.
Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.
Tenho uma especie de verruga pequena na palpebra do olho direito,isso colabora pra ptose?
Olá, Timóteo. Tudo bem? Aconselhamos que você consulte um oftalmologista. Só ele poderá te examinar e fazer o diagnóstico correto do seu caso. Um abraço e muita saúde para você.
Obrigado.
Sofri um acidente de carro e bati a testa no painel, dilacerando o lábio inferior. Já se passou 4 meses e eu percebi que meu olho do lado direito está com a pálpebra baixa. Consultei com o neurologista ele me passou um remédio para me tomar por que eu estou com inflamação no cérebro, ou seja, ainda foi muito recente o trauma e ele não quer ainda me submeter a fazer cirurgia nos olhos por que ainda está bem inchado, as vezes acordo com ele bem dolorido. Posso esperar uma possível cura natural dessa ptose, ou eu vou realmente precisar de uma cirurgia futura?
Olá, Bella. Sentimos muito pelo o que você está passando. Deve estar sendo uma barra. Sobre a questão de fazer cirurgia ou não, aconselhamos que você consulte um oftalmologista. Só ele vai poder te examinar, entender seu caso e, então, dizer o que deve ser feito. Desejamos que você consiga se recuperar. Um abraço e muita saúde para você.
Olá, quem faz esse procedimento? O cirugiao plastico ou oftalmo?
Olá, Isabella. Tudo bem? Ambos os profissionais podem realizar a cirurgia. Tanto o oftalmologista especialista em plástica ocular quanto o cirurgião plástico têm capacidade de executar a cirurgia de ptose. Um abraço e muita saúde para você.