Faça sua pesquisa

blog-post-image

Como proteger seus olhos dos raios ultravioleta

5 Julho 2021

Os raios ultravioletas (UV), presentes na luz do sol, podem causar danos aos olhos.

Apesar da ciência ainda não ter demonstrado exatamente como isso ocorre, observa-se uma associação entre o excesso de exposição à luz solar e o desenvolvimento de doenças como pterígio, catarata e degeneração macular.

Os efeitos são ainda mais evidentes entre pessoas que vivem em regiões litorâneas, próximas às superfícies de lagos, piscinas ou na neve, onde os raios solares se refletem e atingem diretamente os olhos.

Tipos de radiação ultravioleta

Existem dois tipos de raios ultravioletas: UVA e UVB.

Os raios UVA são os responsáveis pela lesão das células da mácula, região central da retina e responsável pela visão de detalhes.

Os raios UVB são absorvidos, em sua maior parte, na córnea e no cristalino, lente natural do olho. Mesmo assim, os raios UVB causam mais danos aos olhos.

Danos causados pela radiação ultravioleta

Os raios ultravioleta participam do desenvolvimento de várias doenças nos olhos e anexos:

Proteção contra os raios ultravioleta

A forma mais eficaz de proteger os seus olhos contra os raios ultravioletas é usar óculos escuros com proteção UVA e UVB. É importante escolher produtos que tenham entre 95% e 100% de proteção.

É importante destacar que a cor das lentes não indica o nível de proteção. Óculos de prescrição que possuem lentes claras, por exemplo, podem oferecer 100% de bloqueio UV, dependendo do material e dos filtros aplicados nas lentes.

Lentes polarizadas também são indicadas para uso próximo à água, areia, neve e asfalto. Elas bloqueiam os raios luminosos posicionados no eixo horizontal e deixam passar apenas os verticais, melhorando a sensação de ofuscamento. Esse tipo de lente fornece 100% de bloqueio aos raios ultravioleta, independente do material.

É importante lembrar que a proteção contra o sol deve começar na infância, quando os olhos são ainda mais vulneráveis aos raios ultravioletas. Nessa idade, o cristalino, lente natural do olho, é totalmente transparente e não filtra parte dos raios luminosos como ocorre no adulto.

O uso de chapéus, bonés e óculos escuros fornece ainda mais proteção aos olhos, especialmente se o tecido também bloquear os raios ultravioleta.

E não devemos nos esquecer da pele! Sempre use filtro solar de boa qualidade com fator de proteção acima de 30.