Ceratocone: como é feito o diagnóstico?

01 jul 21
3 min
01 jul 21
3 min

O ceratocone é uma doença ocular que costuma se manifestar durante a infância, adolescência ou no princípio da vida adulta. Ela provoca alterações na córnea, tornando a visão embaçada e distorcida.

Neste artigo, você vai saber o que é essa doença e como é feito o seu diagnóstico definitivo. Vamos lá?

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença da córnea que faz com que ela se torne fina e abaulada, resultando em irregularidade, miopia e astigmatismo.

Com o passar do tempo, mesmo com o uso dos óculos, não é possível identificar uma imagem com clareza.

Representação da visão normal na esquerda e da visão com ceratocone na direita. Foto: André Delfino

Quais são os sinais e sintomas de ceratocone?

Em um estágio inicial, ocorre embaçamento, visão dupla e, em alguns casos, dores de cabeça provocadas pelo esforço de colocar os objetos em foco. Outra queixa comum em pessoas com ceratocone é a fotofobia, ou seja, incômodo provocado pela luz.

Nesta fase, a baixa de visão pode ser corrigida com o uso de óculos. A maioria dos portadores de ceratocone apresentam miopia e astigmatismo, algumas vezes bastante elevados. É comum que o grau dos óculos mude frequentemente e que o paciente tenha dificuldade na hora de fazer o exame de refração.

Com o passar do tempo, os óculos já não são mais capazes de corrigir o embaçamento visual e o uso de algum tipo de lente de contato pode ser indicado.

Se o ceratocone continuar a progredir, o abaulamento pode se tornar tão acentuado que a adaptação com as lentes de contato acaba prejudicada. Neste ponto, existem alguns tratamentos que podem ser indicados pelo médico, como: crosslinking ou implante de anel estromal.

Como é feito o diagnóstico de ceratocone?

O diagnóstico do ceratocone é feito por meio de uma avaliação oftalmológica e exames complementares que avaliam a córnea. Confira alguns deles!

Topografia de córnea

A topografia, como o próprio nome indica, analisa o relevo da córnea. No ceratocone, as curvaturas estão aumentadas e são irregulares.

Na imagem da topografia, áreas mais planas são representadas em roxo/azul e áreas mais curvas em vermelho. Os valores de curvatura são indicados em pontos específicos.

Ceratocone exame de topografia de córnea

Paquimetria ultrassônica

A paquimetria mede a espessura da córnea. Em pacientes com ceratocone, ela se encontra mais fina, especialmente nas áreas de maior curvatura.

Para realizar o exame, o olho é anestesiado com colírios. O toque da ponteira é completamente indolor e o exame dura poucos minutos.

Ceratocone exame de paquimetria ultrassônica

Tomografia de córnea

Este tipo de tomografia analisa as superfícies anterior e posterior da córnea, além de mapear sua espessura. É considerado o exame mais preciso para a avaliação do ceratocone e também é utilizado para o planejamento de cirurgias refrativas e de implante de anel estromal.

Ceratocone exame de tomografia de córnea

Além de imprescindíveis para o diagnóstico do ceratocone, os exames complementares determinam a gravidade da doença e definem qual o melhor tratamento.

Eles também ajudam no acompanhamento, pois os dados podem ser comparados em exames sucessivos para determinar se há ou não progressão do ceratocone.

Gostou das informações? Compartilhe este artigo e sempre consulte um especialista para identificar corretamente a sua condição e possíveis problemas de saúde!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.

Compartilhe esse conteúdo !

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Destaques do Blog

Óculos multifocais: descubra se eles são a melhor opção para você
Óculos multifocais: descubra se eles são a melhor opção para você
Se você tem mais de 40 anos, provavelmente já sente que sua visão para perto […]
11 ago 21
6 min
Ceratite herpética: o que você precisa saber
Ceratite herpética: o que você precisa saber
A ceratite herpética ocorre quando há o acometimento da córnea pelo vírus herpes simples, ou […]
19 jul 21
2 min
Buraco macular: o que você precisa saber?
Buraco macular: o que você precisa saber?
Buraco macular é uma doença que acomete a mácula, região central da retina. Essa área […]
14 jun 21
2 min
1 2 3 22

Quer falar com a gente?

Deixe sua mensagem para nós e logo entraremos em contato.

    © 2022 AWOR.Todos os direitos reservados. Site desenvolvido pela agência 
    Ákea Digital
    © 2022 AWOR.Todos os direitos reservados. Site desenvolvido pela agência Ákea Digital
    clockcross