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Alimentos bons para os olhos: quais deles você PRECISA ter em casa?

5 Julho 2021

Investir numa dieta balanceada com muitas verduras, legumes, frutas, sementes e peixes é importantíssimo. Afinal, é o primeiro passo para cuidar bem do corpo todo. Felizmente, a maioria destes são, também, alimentos bons para os olhos, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Se você quer saber, então, quais são os alimentos essenciais para a visão, é preciso entender, antes, quais são suas respectivas vitaminas. Assim, basta procurar por aqueles que têm maior concentração delas.

Preparado(a)? Então vamos lá:

Os alimentos bons para os olhos e suas vitaminas

VITAMINA A ou retinol

É utilizada pelos bastonetes (células da retina) para transmitir raios luminosos para o cérebro e formar as imagens, especialmente à noite. Paralelamente, a produção de lágrima e lubrificação ocular dependem desta vitamina.

A falta de vitamina A resulta em ressecamento ocular e dificuldade de enxergar depois do anoitecer. Alguns alimentos ricos na forma ativa da vitamina A, o retinol, são: ovos, leite e fígado. Frutas e vegetais contêm carotenoides, precursores da vitamina A, especialmente cenoura, abobrinha, batata-doce, brócolis, pimentão vermelho, espinafre e outras folhas escuras.

Esses são alimentos bons para os olhos porque melhoram a visão noturna e fortalecem a saúde deles no geral.

VITAMINA C

Tem papel antioxidante e atua contra os radicais livres que se formam nos tecidos e contribuem para a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), e da Catarata. Além disso, auxilia na absorção de vários minerais e nutrientes.

Goiaba, pimentão, kiwi, laranja, brócolis, couve, abacaxi, ervilha, couve-flor e manga são alimentos ricos em vitamina C e que fazem bem para a visão.

VITAMINA E

Junto às vitaminas A e C, ela fortalece os tecidos e os protege contra os efeitos da inflamação e do envelhecimento. Nas pessoas com DMRI estas vitaminas, junto a outros compostos como zinco, luteína e zeaxantina, são utilizadas para retardar a progressão da doença.

São exemplos de alimentos bons para os olhos e ricos em vitamina E: semente de girassol, amêndoa, avelã e outras castanhas, gérmen de trigo, manga, abacate, abobrinha, brócolis, espinafre, kiwi e tomate.

LUTEÍNA e ZEAXANTINA

São carotenoides encontrados nos ovos, carne, folhas escuras, frutas cítricas e vegetais alaranjados, alimentos que fazem bem à visão. Eles se acumulam nos olhos e no cérebro, reduzindo a inflamação e protegendo-os contra dano oxidativo.

ÔMEGA 3

É muito importante para o funcionamento da retina e para a produção da lágrima. O seu papel anti-inflamatório e protetor dos tecidos ajuda no controle da DMRI e do olho seco. As formas ativas do Ômega 3, EPA e DHA são encontradas nos peixes e no óleo de peixe, alimentos que fazem bem à visão.

ZINCO

Estudos determinaram que o ZINCO, em conjunto com as vitaminas, funciona como protetor da retina e pode reduzir a progressão da DMRI. É um mineral importante para vários processos metabólicos que auxilia na absorção de vários nutrientes e na eliminação de toxinas do organismo, o que previne a inflamação e o dano celular. Algumas fontes de zinco e exemplos de alimentos que fazem bem à visão são: cordeiro, peixe, carne, fígado, semente de abóbora, grão-de-bico, iogurte e kefir, cogumelos, espinafre e castanhas.

SELÊNIO

Outro importante mineral, o selênio ajuda na absorção de vitamina E, protetora contra a DMRI. Além disso, reduz a progressão da doença de Graves, enfermidade autoimune da tireoide que pode afetar a órbita e, consequentemente, os olhos. Alguns alimentos bons para os olhos e ricos em selênio: castanha-do-pará, ovos, semente de girassol e chia, carne, aves, fígado, peixes e cogumelos.